Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Ações e Metas Ações de 2023

Ações de 2023

XX Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro

ENCCLA 2023

Brasília/DF, 07 a 10 de novembro de 2022

Plenária Presencial

 

Ação 01/2023: Elaborar diagnóstico dos desafios e propor o aperfeiçoamento da governança das obras públicas, no tocante aos projetos, à execução e à prestação de contas, visando transparência e medidas anticorrupção.

Proponente: Secretaria de Gestão do Ministério da Economia - SEGES/ME

Coordenação: ATRICON, SEGES

Colaboradores: ADPF, AGU, AJUFE, AMPCON, CADE, CGM/SP, CGU, CNMP, CONACI, DRCI, MPDFT, MPF, MPT, PF, REDE/ SECEX-SC, TCU.

Resultados:

1. Diagnóstico de Desafios e Propostas de Aperfeiçoamento da Governança das Obras Públicas.

2. Sumário Executivo - Diagnóstico de Desafios e Propostas de Aperfeiçoamento da Governança das Obras Públicas.

 

Ação 02/2023: Propor melhorias nos programas públicos de reportantes contra a corrupção, especialmente visando à ampliação da confiança e ao engajamento dos cidadãos nos canais de denúncia, incluindo as questões relacionadas a gênero, bem como identificar iniciativas tecnológicas sobre o tema.

Proponente: Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Escritório de Ligação e Parceria no Brasil

Coordenador: CGU

Colaboradores: AGU, AJUFE, CGE/MG, CGE/SP, CGM/SP, CNMP, CONACI, DRCI, MPDFT, MPF, MPS, MPT, PF, PGFN, RFB, SEGES/MGI, TCU.

Convidado: Alliance for Integrity Brasil, Pacto Global Brasil , UNODC.
Resultados:

 

Ação 03/2023: Definir mecanismos de articulação institucional, no contexto da cadeia de comercialização de pedras e metais preciosos, em matéria de supervisão do cumprimento dos deveres de PLD/FTP estabelecidos nos arts. 10 e 11 da Lei nº 9.613/1998.

Proponente: Conselho de Controle de Atividades Financeiras - COAF

Coordenação: ANM, COAF

Colaboradores: AJUFE, ANPR, BCB, CAIXA, CGU, CNMP,  DRCI, MPF, PF, PGFN, RFB, SAL/MJSP, SENASP/MJSP.

Convidado: IBAMA, ICMBio, MMA, MME.

Resultados:

1. Mapeamento das medidas prioritárias a serem adotadas pelos órgãos participantes visando aperfeiçoar o processo de supervisão de PLD/FT sobre a cadeia de comercialização de pedras e metais preciosos e os mecanismos para o incremento do fluxo de informações entre supervisores e órgãos de investigação.

2. Proposição de workshop no âmbito da Enccla, no primeiro trimestre de 2024, para debater o atual cenário de suspenção da presunção de legalidade do ouro adquirido e da boa-fé do adquirente, decorrente da decisão proferida na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 7345, referendada pelo Plenário do STF, e os impactos sobre a atuação dos órgãos supervisores e agentes da cadeia de comercialização de pedras e metais preciosos.

 

Ação 04/2023: Elaborar diagnóstico das medidas direcionadas a enfrentar o enriquecimento ilícito de agentes públicos

Proponente: Advocacia-Geral da União - AGU

Coordenador: AGU, CGU

Colaboradores: AJUFE, BCB, CGE/MG, CGM/SP, CNMP, DRCI, MPDFT,  MPF, MPM, MPSP, PF, PGE/RS, PGFN, PGM/SP, RFB, TCU.

Resultado:

1. Diagnóstico das medidas direcionadas a enfrentar o enriquecimento ilícito de agentes públicos.

 

Ação 05/2023: Mapear e discutir o fluxo da investigação criminal e do processo penal nos crimes de lavagem de dinheiro e de recuperação de ativos.

Proponentes: PCDF, CONCPC

Coordenador: PCDF, REDE-LAB

Colaboradores: AGU, AJUFE, CADE, CJF, CNJ, CNMP, COAF, CONCPC, DRCI, MPDFT, MPF, MPPE, MPPR, MPSP, PCRS, PCSP, PF, RFB, SAL/MJSP, SENAD/MJSP, SENASP/MJSP.

Resultado:

1. Levantamento dos pontos de monitoramento relevantes para acompanhar o fluxo da investigação criminal e do processo penal nos crimes de lavagem de dinheiro e na recuperação de ativos. Os trabalhos da Ação 05/2023 demonstram que há uma necessidade de continuidade dos debates com os atores da Justiça Criminal (CONCPC, CNMP, CNJ e MJSP) no sentido de construir a arquitetura de dados necessária para futura visualização dos pontos de monitoramento levantados.

 

Ação 06/2023: Promover a articulação dos membros da ENCCLA no processo da 4ª Rodada de avaliação mútua do Brasil pelo GAFI

Proponentes: Conselho de Controle de Atividades Econômicas – COAF

Coordenador: COAF

Colaboradores: ABIN, AGU, AJUFE, BCB, CGU, CADE, CNMP, CVM, DRCI, FEBRABAN, MPF, MPSP, MRE, PF, PREVIC, REDE-LAB, RFB, SEGES/MGI, SENAD/MJSP, SUSEP.

Resultado:

1. O produto da ação consistiu na articulação e na coordenação dos diversos órgãos do sistema de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo do país com vistas ao adequado tratamento das informações necessárias para a 4ª avaliação mútua do Brasil pelo GAFI.

Acesse o Relatório de Avaliação Mútua do Brasil - aprovado pelo GAFI - 2023

 

Ação 07/2023: Acompanhar e avaliar a efetiva sistematização, padronização e disponibilização dos metadados construídos no curso da Ação 07/2021, no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), e conceber medidas objetivas para a utilização desses metadados em prol da melhoria dos procedimentos licitatórios com o objetivo de prevenir atos de corrupção.

Proponente: GT Ação 07/2022

Coordenação: ATRICON, CD

Colaboradores: AJUFE, AMPCON, CADE, CGE/MG, CGM/SP, CGU, CNMP, DRCI, MPC/RS, MPDFT, MPF, MPSP, MPT, PF, PGE/RS, REDE-LAB, SEGES/MGI,  TCU.

Convidado: TCE/PB.

Resultados:

1. 1. Detalhamento do estágio de evolução do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) com a finalidade de acompanhar o atendimento das previsões do art. 174 da Lei n.º 14.133/2021.

2. Levantamento das principais ferramentas tecnológicas que se encontram disponíveis para serem usadas em prol da melhoria da qualidade dos procedimentos licitatórios com o objetivo de se prevenir danos ao Erário e melhoria da governança e realização de Workshop – Ferramentas de Tecnologia da Informação no auxílio à gestão de compras públicas.


Ação 08/2023: Avaliar riscos específicos do segmento de câmbio e propor medidas para mitigação desses riscos, de natureza preventiva, repressiva e legislativa

Proponente: Polícia Federal; Ministério Público Federal

Coordenadores: BCB, PF, MPF

Colaboradores: ABIN, AJUFE, ANPR, BB,  CAIXA, CNMP, COAF, DRCI, FEBRABAN, RFB, SAL/MJSP, SENASP/MJSP.

Convidado: ABRACAM

Resultados:

1. Diagnóstico do risco de Lavagem de Dinheiro no mercado de câmbio e medidas de mitigação.

2. Proposição de alterações da Lei nº 7.492/86 (arts. 4º, 16, 21, 22).

 

Ação 09/2023: Identificar tipologias de lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa que utilizam novas tecnologias para movimentar recursos à margem do Sistema Financeiro Nacional e seus mecanismos de PLD/FTP

Proponente: Agência Brasileira de Inteligência - ABIN

Coordenação: ABIN

Colaboradores: ADPF, AJUFE, BB, BCB, BNDES, CAIXA, CGU, CNMP, COAF, CVM, DRCI, FEBRABAN, MPDFT, MPF, MPM, MPS, MPSP, PCDF, PCRS, PCSP, PF, REDE-LAB, RFB, SENASP/MJSP, SUSEP, TCU.

Eixos: Prevenção; Detecção e Punição

Resultados:

1. Relatório com a Identificação de tipologias de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo que se utilizam de novas tecnologias.

 

Ação 10/2023: Elaborar diagnóstico dos riscos de fraude e de corrupção associados à grilagem de terras e propor medidas para fortalecer os mecanismos de controle e a transparência dos registros imobiliários e dos bancos de dados públicos sobre imóveis rurais

Proponente: Transparência Internacional Brasil (Associação Transparência e Integridade); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA; GT A10/2022

Coordenação: AMPCON, MPF

Colaboradores: AGU, AJUFE, ANPR, ATRICON, CGU, CNJ, CNMP, CONACI, DRCI, MPDFT,  MPSP, PF, SAL/MJSP, SENASP/MJSP, TCU.

Convidado: IBAMA, TI BR.

Resultados:

1. Diagnóstico dos riscos de corrupção e lavagem de ativos associadas a grilagem de terras públicas na Amazônia, a partir de uma análise do arcabouço normativo e operacional de sistemas cadastrais públicos com natureza fundiária e ambiental (SNCR, SIGEF e SICAR).

2. Recomendações relativas a cartórios, sistemas públicos e transparência, a diversos órgãos.

 

Encaminhamento

A XX Reunião Plenária da ENCCLA solicita que sejam informados, às equipes de transição dos governos federal e estaduais, os resultados das Ações da ENCCLA 2022 bem como as Ações aprovadas nesta Plenária para o ano de 2023.

Ações do documento
Agenda
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930